Untitled Document Aproveite nossas promoções de aterramento, solicite orçamento.....Agende agora uma verificação geral do sistema eletrico e hidraulico em sua embarcação, não deixe para ultima hora....Aproveite a nossa promoção de carregadores de bateria, produto nacional e de otima qualidade....

Untitled Document


Notícias

Saiba como equilibrar as energias a bordo do seu barco

Seu barco só dá “zica”? O problema pode estar num componente que nenhum estaleiro oferece: o equilíbrio das energias

Sua família tem relutado em sair para navegar? O motor da lancha vive encrencando? A vela do veleiro voltou a furar? Atenção: você pode estar sendo vítima de más vibrações emitidas pelo seu barco! Não, não ria. Pelo menos esse seria o diagnóstico de qualquer adepto do feng shui, técnica oriental que ensina como a arquitetura e a decoração de um ambiente podem influenciar na vida de quem o habita ou freqüenta. Levado extremamente a sério no Oriente, o feng shui parte do princípio de que, quando uma pessoa passa muito tempo em um ambiente mal projetado, seu grau de estresse é potencialmente maior. Já se o ambiente interagir com a paisagem e tiver harmonia, fica mais fácil conviver com ele. No Brasil, a técnica oriental já conquistou muitos adeptos, formando dezenas de especialistas no assunto. Um deles é Franco Guizzetti, que, agora, volta sua bússola para o
Revista Náutica
o setor náutico. “O barco, muitas vezes, é uma espécie de segundo lar e faz todo o sentido prestar atenção nas energias que circulam a bordo”, acredita.

A primeira providência para transformar uma lancha ou um veleiro num templo de energias positivas é varrer todos os objetos inúteis. “É essencial jogar fora tudo que não se usa, não funciona ou não serve mais”, ensina Franco. O objetivo é eliminar os obstáculos para a livre circulação do chi, a energia vital que, segundo os chineses, liga o ser humano ao ambiente que o cerca. “Relógios parados e fotos de pessoas falecidas têm de ser removidos”, alerta. E mais: anteparas diante da entrada da cabine devem ser cobertas com espelhos e, para tirar a “zica” em geral, nada melhor do que passar um pano úmido com água salgada em toda o barco.

Para os cascos usados, Franco aconselha uma “descaracterização completa” já no ato da compra. Ou seja, trocar a pintura, a decoração e até o nome da embarcação — o que, para os velhos marinheiros, sempre foi sinônimo de mau agouro. “Com isso, você anula as energias anteriores”, ensina. Em seguida, deve-se decorar o barco com objetos que protegem contra o mau-olhado, como uma figa, uma carranca, um santinho ou um olho grego. Além disso, o feng shui dispõe de uma espécie de bússola, o “ba-guá”, que serve para mapear a casa (ou, no caso, o barco) com oito áreas que correspondem aos setores mais importantes da vida. O primeiro passo seria sobrepor o ba-guá à planta da embarcação, de modo que o lado do “trabalho” fi que posicionado sobre a entrada principal. Já nos demais “setores”, deve-se potencializar ou reduzir a presença de cada um dos cinco elementos tradicionais: fogo, terra, água, madeira e metal. Se funciona? Bem, há quem acredite muito e outros não. Mas não custa nada tentar, né?

Os efeitos das cores

Que tons usar (ou não) na decoração, segundo o feng shui

Branca
Deve-se tomar cuidado quando o branco aparecer em demasia num ambiente, porque representa o infinito e deixa as pessoas com uma sensação de frieza e vazio. Para equilibrar isso, decore o barco com detalhes e móveis coloridos.

Vermelha
Cor que estimula as áreas do relacionamento afetivo, sucesso, auto-estima, fama e prosperidade. Está ligada ao elemento fogo e, por isso, deve ser usada com muito cuidado e em pequenas doses, pois excita e estimula demais. Em excesso, provoca brigas.

Laranja
Em doses pequenas, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Boa para áreas do barco em que se quer estimular o diálogo, como o salão. Mas, em excesso, pode provocar conversas demais, brincadeiras fora de hora e aumento exagerado do apetite.

Amarela
Cor que estimula o intelecto. É a cor da luz, por esse motivo deve ser usada em ambientes escuros. Estimula a comunicação, a mente e abre o apetite. Mas, em excesso, provoca pensamentos confusos.

Verde
Cor neutra que acalma as pessoas. Também significa esperança e satisfação. Mas cuidado ao usá-la em conjunto com o vermelho, porque torna o ambiente muito “quente”. Bom para banheiros, para elevar a energia do local.

Azul
Tem efeito calmante e tranqüilizante para as pessoas, quando aplicado em um ambiente. Mas cuidado com o excesso, porque pode provocar sonolências. Muito indicada para quem é agitado.

Lilás
Traz tranqüilidade, sossego e calma. Estimula a espiritualidade e a meditação. Tem efeito purificador, transforma as energias negativas em positivas. Ótima para a saúde, acalmando o coração, a mente e os nervos. Mas, em excesso, pode provocar ansiedade.

Preta
Por ser uma cor opressiva e depressiva, deve ser usada apenas em pequenos detalhes da decoração, fazendo contrastes com as demais cores, especialmente com a branca.

Clique aqui e confira outras noticias.


eltricanautica Elétrica Náutica - Todos os direitos reservado - Rua Osvaldo de Souza, 17 - Aririu - Palhoça - SC - CEP: 88.135-028
Email: eletricanautica@eletricanautica.com Telefone: 3086-0910 / Fax : (48) 3342-0910